Blog
Viajante Consciente prioriza hotéis sustentáveis
Dedicada há 30 anos a implementar, no setor de hospedagem, um código de ética e conduta ambiental que leva, inclusive, a chancela da ONU, a Associação Roteiros de Charme lança a campanha institucional “Viajante Consciente prioriza Hotéis Sustentáveis”, que busca chamar atenção para a urgência da sociedade abraçar a pauta da Ação Climática para a sustentabilidade e o bem-estar da humanidade.
A relação entre turismo e sustentabilidade nunca esteve tão em pauta. Três anos após o início de uma pandemia que mudou completamente a relação das pessoas com o meio ambiente, os impactos resultantes do “estilo” de desenvolvimento global sobre o meio natural, social e econômico e, acima de tudo, sobre o clima do planeta, ganham destaque nas empresas de todos os setores.
O meio empresarial adota a sigla ESG (iniciais em inglês das palavras ambiental, social e governança) para referir-se a todo o conjunto de ações necessárias ao enfrentamento desse enorme desafio que é a correção de rumo do desenvolvimento visando a almejada sustentabilidade. A temática do ESG vira palavra de ordem no Turismo.
“A sustentabilidade da vida no planeta está seriamente ameaçada. É necessário agir agora para evitar que o aquecimento global atinja níveis insuportáveis num futuro próximo. Diante deste quadro, nos confrontamos hoje com a demanda por ‘Ação Climática’, termo que busca enfatizar a devida urgência em atuar para a reversão das práticas impactantes do meio ambiente ainda correntes em diversos setores econômicos, incluindo o Turismo. É isso que propomos com a campanha, sensibilizar o viajante para que ele priorize destinos e meios de hospedagem que estão comprometidos com o bem-estar de sua comunidade e a preservação do ambiente natural, cultural, histórico onde estão inseridos”, convida o diretor de Meio Ambiente da Roteiros de Charme, Luiz Penna.
A Roteiros de Charme foi fundada em 1992, sob inspiração da Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92. A associação teve uma iniciativa pioneira no Brasil ao criar, em 1999, seu Código de Ética e Conduta Ambiental desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), organismo da ONU responsável por Meio Ambiente.
Em sintonia com as orientações dos organismos da ONU e da Agenda 2030, Luiz Penna elenca algumas das práticas ao alcance dos meios de hospedagem e atividades do segmento de turismo engajados com a sustentabilidade do planeta: uso de placas solares para o fornecimento de energia elétrica; gestão ecológica do lixo, aumentando a reutilização e reciclagem e diminuindo a quase zero o lixo a descartar em aterros; gestão racional do consumo de energia e água no hotel; prioridade às compras de insumos e alimentos produzidos localmente; envolvimento com colaboradores e parceiros em iniciativas de valorização da cultura local nos destinos turísticos.
Para quem é sensível à causa e deseja priorizar hotéis sustentáveis em sua próxima viagem, a Roteiros de Charme dispõe de um guia de viagem que congrega 63 hotéis em 17 estados brasileiros. As informações também estão disponíveis no aplicativo da associação. A ferramenta, além de apresentar os destinos de Norte a Sul do país, também traz benefícios e promoções de última hora, com vantagens que vão desde um upgrade de quarto até diárias grátis.
“O enfrentamento da crise climática em que estamos mergulhados só será viável a partir de ações urgentes e efetivas dos governos e empresas tendo a cooperação e comprometimento da sociedade. A Roteiros de Charme faz um chamamento a todos os seus associados, hóspedes, visitantes, colaboradores, parceiros e comunidades locais para o engajamento em ação climática nos nossos destinos. Nossos hotéis são importantes exemplos de sustentabilidade. Eles podem e devem atuar como multiplicadores desta causa, e levar esta mensagem para seus hóspedes. Viajante Consciente prioriza Hotéis Sustentáveis!”, defende o presidente da Associação Roteiros de Charme, Helenio Waddington.