Trilhas pelos
|
Cavalgadas |
Voo de Balão |
Elopement
|
Ensaios
|
Massagens |
Piquenique |
4x4
|
Trilha do
|
Rapel e Canionismo |
Passeio
|
Quadriciclos |
Canyons
Os canyons do sul estão localizados nas áreas dos Parques Nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O nome "Aparados" deve-se ao fato de que as paredes dos canyons parecem ter sido como que "aparadas" com uma faca, devido ao seu corte abrupto do planalto dos Campos de Cima da Serra através de paredões verticalizados de rochas vulcânicas, que por uma extensão de quase 250 km mostram uma formidável sucessão de canyons de até 900 metros de altura, próximos à planície do litoral atlântico.
A visitação destes é feita por trilhas, com caminhadas leves pela borda (guia opicional), ou caminhadas mais pesadas pelo interior dos mesmos (guia obrigatório).
Animais de estimação não são permitidos dentro dos parques nacionais, nem mesmo no estacionamento ou dentro dos carros.
Para passeios e trilhas com crianças de colo, é ideal que os pais tragam um carregador de crianças estilo canguru.
A Morada dos Canyons trabalha em parceria com a operadora Canyons e Peraus, onde eles passam as informações sobre as trilhas e passeios bem como agendam os guias ou transporte para as atividades pela região.
Para mais informações e agendamentos:
Telefone e WhatsApp: (48) 99134-2284
Instagram: @canyons_e_peraus
Canyon Itaimbezinho - 12km da pousada
O canyon mais visitado de toda a região, é o de paredes mais íngremes e profundidade impressionante: até 720m. Sua extensão de paredes é de 5,8km e a distância máxima entre suas paredes, o que talvez lhe torne mais especial, é de no máximo 2km.
Possui duas cascatas gigantescas, a das Andorinhas e a Véu da Noiva.
Sua visitação pode ser feita de terça a domingo, das 9h as 17h.
A Trilha do Rio do Boi, com acesso no pé do canyon, a 11km da pousada, permite a visitação do mesmo canyon pela parte interna, entre as paredes.
Canyon Fortaleza - 50km da pousada
Apesar de ser um dos canyons de mais difícil acesso, é um dos mais visitados, pois talvez seja o mais impressionante da região.
Com paredes de até 900m de altura e 7,5km de extenção, não tem como não impressionar.
Sua visitação pela borda pode ser feita qualquer dia da semana, e não existe a cobrança de ingresso nem exigência de guia.
No entanto, o acompanhamento de um guia pode facilitar e muito a localização de suas trilhas:
Trilha da Cachoeira da Tigre-Preto: caminhada de 3,3km (2h) para visitação desta cachoeira, que possui 3 quedas d'água e altura de 400m. Para se ver a cachoeira é preciso primeiro passar por um lageado acima dela.
Trilha da Pedra do Segredo: alguns metros após o final da Trilha da Cachoeira é possível observar um impressionante bloco de pedra, de aproximadamente 30 toneladas, equilibrado em uma base de apenas 50cm.
Trilha do Mirante: a trilha mais fácil de ser localizada, pois possui um caminho já visível no campo, leva até o topo do canyon (3,3km - 1,5h), em um mirante natural a 1.167m de altitude. Possibilita a visão da maior parte do canyon, suas cachoeiras e até mesmo do litoral.
Canyon Malacara - 10km da pousada
Todos os chalés da Morada possuem vista frontal para este canyon, um dos maiores e mais bonitos da região. Mas só vê-lo assim de longe não é o suficiente. Vale a pena fazer a Trilha do Poço do Malacara, por dentro do canyon, entre suas paredes.
Além da possibilidade de um banho relaxante em águas cristalinas no final da trilha, o percurso permite a observação de cachoeiras, pássaros e a mudança entre a Mata Atlântica e Mata Nebular.
O acompanhamento de um guia é obrigatório para a realização da trilha, que não possui valor de ingresso.