Podemos começar pelo básico. O que é luxo?
A palavra possui definições diferentes e o significado que aparece de pronto em nossa mente quando ouvimos a palavra, varia tanto pelo contexto quanto pelas nossas próprias experiências.
Muitos, quando ouvem “luxo”, pensam logo em algo extravagante e caro. Outros, pensam em conforto e exclusividade. Alguns pensam como algo inalcançável. Outros, como algo rotineiro.
Mas então, o que é um hotel de luxo?
Segundo o dicionário de Oxford, o significado de luxo, aquele que mais se encaixa com ao que se propõe a hotelaria de luxo, seria "caráter daquilo que é requintado, suntuoso e aprimorado.”
Muitos hotéis realmente se encaixam nessa descrição e possuem requinte e suntuosidade desde porta de entrada, de ouro, até banheiros repletos de mármore. Outros destacam o luxo por serviços aprimorados, com especialistas, em grande quantidade, para servir aos hóspedes todas as suas necessidades.
Mas será que só isso torna certo hotel "um luxo"?
Vivemos em uma época privilegiada por itens de conforto e uma pessoa que viveu a uns 100, 150 anos atrás, se pudesse ver os hotéis atuais, com ar condicionado, internet, banheiro… consideraria mesmo as pousadas mais simples, um luxo.
Já alguém que nasceu bilionário em um país rico, poderia olhar com desdém para os melhores hotéis de luxo do país.
É com base neste contraste de experiências, que talvez então surja uma definição diferente e mais prática daquilo que é um hotel de luxo para cada um de nós.
Luxo, muitas vezes, é algo que valorizamos muito, que nos seria muito importante, mas não o temos no dia a dia, mas alguns hotéis possuem o privilégio de nos dar, sejamos bilionários, ou pessoas simples.
Todos valorizamos sermos tratados com educação e cortesia. Mas será que temos isso no nosso dia a dia, no trabalho, no trânsito, ou nos é um luxo? Um hotel com bom atendimento pode nos dar isso, mesmo que por alguns dias.
Quem não gostaria de viver em um ambiente em espaçoso, com um banheiro grande, que talvez tenha dois chuveiros, ou uma banheira, mas pelas circunstâncias precisa viver em local pequeno, perto do trabalho ou da escola dos filhos?
Uma vista linda todo amanhecer tornaria nossos dias melhores, mas o prédio vizinho talvez nos impeça de ver simplesmente o horizonte e assim, ter uma vista da janela do quarto, passa a ser um luxo.
A estes pequenos luxos poderíamos adicionar: silêncio, um bom café da manhã, uma cama arrumada todos os dias, acordar com os pássaros e não com alarmes, pisar na grama, segurança, dormir tarde, não ter hora pra acordar…
Pensando assim, mudamos um pouco nosso conceito sobre a própria Morada. Poucos anos atrás, se nos perguntassem se éramos um hotel de luxo, desconversaríamos e tentaríamos mostrar que não. Afinal, nossas portas não são de ouro, são de madeira e nunca investimos em nada que fosse simplesmente suntuoso.
Mas hoje, a resposta mudou. Quando alguém se hospeda conosco, mesmo que por poucos dias, podemos entregar a ela muito luxo.
O luxo de um atendimento amigável e um sorriso sincero a cada chegada e partida. O luxo de uma comida feita com carinho. O luxo de estar cercado de natureza, mas com conforto. O luxo de uma vista incrível do seu próprio quarto, todas as manhãs.
Como será o luxo daqui a 5, 10 anos? Ainda não sabemos.
Mas não temos medo de deixarmos de ser um hotel de luxo. Continuaremos nos concentrando nas coisas simples, mas valiosas, tornando cada dia que alguém passa conosco, um luxo.